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Acústica


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Tipos de Tambores

1- Batá: é um tambor horizontal, formado por uma caixa de ressonância coberta com couro nas duas extremidades. Esse tipo de tambor é muito comum na África ocidental, em Cuba e no Haiti, mas é relativamente raro nos cultos afro-brasileiros, com exceção do Tambor de Mina do Maranhão, onde é universalmente usado. Tanto na África como no Novo Mundo, o batá é tradicionalmente associado ao orixá Xangô ou a seu equivalente Badé.

2- Bodhrán: é um tambor irlandês que assemelha-se a um tamborim. O couro é preso em um dos lados do instrumento. O outro lado é aberto para que uma mão do musicista seja posicionada contra o lado coberto a fim de controlar a altura e timbre do som.

3- Bongô: instrumento musical do tipo membranofone, composto por dois pequenos tambores unidos entre si.

4- Bumbo ou bombo: é um tambor cilíndrico de grande dimensão, de som grave e seco. Numa bateria, fica no centro, ao chão. É como o coração da bateria,é ele quem dá as batidas mais graves e constantes que ajudam na formação do ritmo e como efeito levam as pessoas a se movimentarem de acordo com suas batidas.

5- Caixa: é um tipo de tambor bimembranofone composto por um corpo cilíndrico de pequena seção, com duas peles fixadas através de aros metálicos, uma esteira de metal, constituída por pequenas molas de arame colocada em contato com a pele inferior, que vibrar através da ressonância produzida sempre que a pele superior é percutida, produzindo um som repicado, característico das marchas militares.

6- Conga: tambor de origem cubana que ecoa um som médio grave. Os movimentos para execução de qualquer toque acontecem na articulação do pulso.

7- Djembê: é um tipo de tambor originário de Guiné na África ocidental, possui o corpo em forma de cálice e a pele tensionada na parte mais larga, que pode variar de 30 a 40 cm de diâmetro. O instrumento é muito antigo e até hoje é importante nas culturas africanas.

8- Pandeiro: é o exemplo de tambor mais conhecido, ele é em rodelas (soalhas) duplas de metal enfiadas em intervalos ao redor de um aro de madeira. Pode ser brandido para produzir som contínuo de entrechoque, ou percutido com a palma da mão e os dedos.

9- Repinique: é um tambor pequeno com peles em ambos os lados, tocado com uma baqueta em uma das mãos enquanto a outra mão toca diretamente sobre a pele. Criado pelas escolas de samba para repinicar um som mais agudo e freqüentemente ele serve como uma espécie de condutor musical das escolas de samba, anunciando "deixas" para o grupo. Ele é também destacado como instrumento solista, as vezes tocando introduções para sambas ou solando em batucadas. Também é tocado junto com os tamborins em ritmo galopado.

10- Surdo: é um tambor cilíndrico de grandes dimensões e som profundamente grave. O surdo é tipicamente feito de madeira ou metal e possui peles em ambos os lados. Este tipo de tambor baixo é tradicionalmente usado em escolas de samba, em bandas marciais ou militares e outros. O nome surdo pode designar também o tom mais grave de uma bateria.

11- Steel drum (tambor de aço): não é um membranofone e sim um idiofone, mas normalmente é referido como tambor,construído a partir de tambores de aço de 200 lt, com origem em Trindad e Tobago.

12- Tabla: é um tambor muito usado na Índia, normalmente em músicas devocionais ou meditativas, tão comum quanto o pandeiro no brasil, este instrumento é dividido em dois tambores, um agudo chamado daya e um grave chamado baya.

13- Taiko: significa simplesmente "grande tambor" em Japonês.Há vários tipos de taiko,entre eles:o nagado-daiko,o okedo-daiko e o tsukeshime-daiko.

14- Tamborim: é um tambor pequeno. No Brasil, é usado especialmente nas danças cantadas de origem africana, como maracatus e cucumbis. O executante o segura com a mão e o percute com uma baqueta ou com a outra mão. É instrumento indispensável na batucada e no samba. Também é usado em orquestras na música erudita.

15- Tímbales: são tambores de baixa altura, com apenas uma pele, menos profundos que timbalões, e geralmente mais agudos. O corpo do instrumento é geralmente feito de metal, mas há alguns tímbales feitos em ácer ou outras madeiras. As peles são leves e afinadas de um modo agudo tendo em conta o seu tamanho. Podem ser tocados com baquetas de bateria, ou, tradicionalmente com baquetas próprias.

16- Tímpano: é um tambor de som determinado e não temperado. Seu uso mais comum é na orquestra, embora tenha presença marcante no jazz e em Bandas sinfônicas, além de proporcionar efeitos de sonoplastia.

17- Tom-tom: é um dos tambores utilizados em uma bateria.Os tom-tons são construídos em formato cilíndrico, com duas peles (bimembranofones) e profundidade intermediária entre a caixa e o surdo. São tocados com baquetas.

18- Zabumba: um tambor de médias e grandes dimensões e sonoridade grave, sendo tocado por varetas, macetas ou baquetas, em superfície com uma ou duas membranas esticadas em uma das bases, as quais, percutidas, produzem sons indeterminados, muito usado para marcar o ritmo em determinados gêneros musicais,como nos ritmos nordestinos :coco, xaxado, forró e xote.

Há também outros exemplos de tambor como o: Ashiko, Basler, Davul, Dholak, Boucarabou, Djun-djun, Doyra, Khol, Malacacheta, Tabor, Tambor falante e o Tambor de tora.