Sites Grátis no Comunidades.net

Acústica


\"\"
Total de visitas: 184086
Afinação do Tambor...

A maioria dos tambores baixa a afinação. Devido as mudança climáticas, do frio para o calor e vice-versa, é causada uma expansão e contração, rigidez ou maior flexibilidade nas peles. O senso comum haverá de ter um papel. As circunstâncias importam. Por isso se o tambor está frio, não espere grande coisa e tente abster-se de afinar até que a temperatura dos metais, peles e aros, casem com a temperatura do lugar.


Como Afinar um tambor?!

A primeira regra básica para a afinação de tambores é esticar a pele de forma uniforme, ou seja, todos os parafusos devem estar com a mesma pressão.

1. Solte todos os parafusos sem tirá-los do tambor e aperte-os com a própria mão até onde conseguir.Tente aplicar a mesma força em todos.
2. Em seguida pegue a chave de afinação, escolha um parafuso e dê meia volta no sentido horário, faça isso com todos os parafusos. Pois se apertamos muito um lado e menos o outro, além de estarmos fugindo à regra básica de afinação e corremos o risco de empenar o aro.
3. Volte ao parafuso inicial e repita da mesma forma todo o traçado até o ponto em que quando você apertar o centro da pele com o dedo não haja partes enrugadas.Se apenas um lado apresentar rugas aperte o parafuso referente ao mesmo.
4. A idéia de afinar o tambor com meia volta de cada vez é exatamente termos a certeza de que a pele está sendo esticada por igual.
5. Toque com a baqueta no meio do tambor e ouça o som.
6. Podemos afinar os tambores com uma afinação mais alta (aguda) ou mais baixa (grave) isso depende muito do gosto pessoal e do tipo de som que é tocado. Se você achar que o som ainda está grave aperte mais um pouco.
7. Neste estágio o seu tambor estará praticamente afinado, faltando apenas uma micro afinação que será feita da seguinte forma.
8. Com o dedo indicador aperte o centro da pele e com a própria chave de afinação toque no canto da mesma, próximo ao parafuso e confira se todos estão com o mesmo som caso positivo, PARABÉNS, seu tambor está afinado, bom som!

OBS: A CAIXA GERALMENTE É AFINADA MAIS AGUDA E O BUMBO POR SER MAIOR, MAIS GRAVE, PODENDO ATÉ DEIXAR A PELE MAIS FROUXA SE FOR DO SEU AGRADO.


Fundamentos da Afinação:
1- Uma bateria situada sobre um lugar macio, tipo um carpete e tocada suavemente permitem a você ouvir o ponto de claridade do tambor, isola harmônicos e pontos de ressonância.
2-Na medida em que se afina cada lado mais apertado ou solto, vai se produzindo “regiões” com afinação precisa, cancelamento de fase, sem som ou, com efeito Doppler, que é quando o tambor tocado desce da afinação, com um ponto de ataque inicial, para chegar a uma afinação mais baixa. Isto fica mais claros quando usadas peles de diferentes especificações na batedeira e na resposta.
3- Se o tambor estiver afinado errado ou assentado incorretamente desde o começo, pode- se estragar a pele antes mesmo de usá-la ou simplesmente não aproveitar o seu máximo. Assentar a pele de modo errado, nem sempre há de significa que não poderá ser afinado, tipo um lado mais apertado que outro. Às vezes pode significar que o aro está torto, ou as bordas do tambor danificadas.
4- Peles porosas são consideradas mais “encorpadas”, significando a anulação do real harmônico agudo associado às versões transparentes. Peles transparentes são consideradas mais brilhantes, pois trazem consigo aqueles harmônicos mais agudos produzidos pelo toque da baqueta.
5- Menos caro não significa inferior, em alguns casos, pode acontecer ao contrario desde que se obtenha o som desejado. Por exemplo um tambor de Birch ou Beech (Faia) com aros regulares, alem de ser menos caros que um tambor de Maple com aros Die-Cast, haverá de produzir um feeling e som penetrante que você precisa tal vez na sua caixa
6- O respiro do tambor e para deixar respirar o casco, quando usadas resposta e batedeira e uma mudança atmosférica acontece, ajuda a eliminar umidade. Este é um típico problema quando se vá de um clima frio para um outro quente, assim como as janelas suam na sua casa ou carro. O respiro tem pouco efeito sobre o timbre.