Sites Grátis no Comunidades.net

Acústica


\"\"
Total de visitas: 184084
História do Tambor


Os tambores são utilizados desde as mais remotas eras da humanidade. Eles começaram a aparecer pelas escavações arqueológicas do período Neolítico, temos como exemplo, um tambor que foi encontrado numa escavação da Moravia, e datado de 6000 anos antes de Cristo.
Os primeiros tambores provavelmente consistiam em um pedaço de tronco de árvore oco (furado), e eram tocados com as mãos ou galhos. Mais tarde quando o homem aprendeu a caçar e as peles de animais passaram a ser utilizadas na fabricação de roupas e outros objetos, percebeu-se que ao esticar uma pele (geralmente a pele era de algum réptil ou couro de peixe) sobre o tronco, o som produzido era mais poderoso.
Posteriormente começou-se a usar peles mais resistentes e apareceram as primeiras baquetas.O tambor com duas peles veio mais tarde, assim como a variedades de tamanhos.Muitos métodos foram utilizados para fixar as peles. Nos tambores de uma pele eram usados pregos, grampos cola, etc. Nos tambores de duas peles eram usadas cordas que passavam por furos feitos na própria pele e as esticava. Os tambores Europeus mais modernos geralmente prendiam a pele pela pressão de dois aros, um contra o outro e a pele no meio.
Atualmente, além das peles de animais que continuam sendo usadas nos tambores tradicionais, utilizam-se também peles sintéticas ou membranas plásticas, que têm a vantagem de serem menos sujeitas às variações de temperatura e precisam de menos tensão para produzir sons com bastante qualidade.
Pela simplicidade de construção e execução, tipos diferentes de tambores existem em praticamente todas as civilizações conhecidas. A variedade de formatos, tamanhos e elementos decorativos depende dos materiais encontrados em cada região e dizem muito sobre a cultura que os produziu.
Os tambores exerciam nas civilizações primitivas diversos papéis. Além da produção de música para rituais religiosos e festas, sobretudo nas religiões afro-brasileira, os tambores, devido à sua grande potência sonora, também foram usados como meios de comunicação.
Os tambores são utilizados em todos os tipos de música, como instrumentos rítmicos, contribuindo para a marcação do tempo da música. Na música popular, no rock e no jazz, a maior parte dos tambores utilizados estão no conjunto de instrumentos conhecido como bateria.