Sites Grátis no Comunidades.net

Acústica


\"\"
Total de visitas: 187494
Aspectos Físicos do Tambor

Todos os tambores são membranofones ( com exceção dos tambores pinçados), o que significa que o som é produzido por membranas esticadas, mas existem muitas características que podem variar:

1- Tubo ou Caixa de Ressonância (Corpo do Tambor) - Formatos e materiais

O formato do corpo dos tambores varia devido à sua forma de construção, geralmente são de formatos cilíndricos, cônicos, esféricos, entre outros, e podem ser de diversos materiais. Tambores feitos de troncos de árvores escavados ou ripas de madeira fixadas por anéis como um barril têm formato cônico, como os atabaques ou bojudos, como as congas. Tambores com corpo metálico normalmente possuem o corpo totalmente cilíndrico, como os timbales, caixas e tom-tons. Os tímpanos, por sua vez, possuem corpo esférico. Existem ainda muitos outros formatos possíveis. Alguns, como o djembê possuem corpo em formato de cálice (mais largos em uma das extremidades). Outros, como o tambor falante possuem corpo em forma de ampulheta (mais largos nas extremidades). Há tambores em diversos diâmetros.O diâmetro tem um grande impacto na afinação. Quanto mais longo o tambor mais ressonância terá o timbre.

2- Peles

Os tambores podem ter pele em apenas uma ou em ambas as extremidades. Os que possuem duas peles, podem ser executados pela percussão simultânea de ambas as peles, como em uma zabumba. A segunda pele pode ter apenas papel estético ou contribuir para o timbre do instrumento, como ocorre com a caixa, que possui esteiras na segunda pele. A(s) pele(s) não pode(m)ter furos, marcas, cicatrizes, espessamentos ou afinamentos.Pois isso vai prejudicar a vibração no toque, ou vai torná-los passíveis de arrebentar, quando esticados.

3- Cordas (nos tambores pinçados principalmente)

Geralmente são usadas cordas de algodão, de rami, de seda ou de fibra mista. Nunca sisal, que é áspero, machuca a mão e faz ficar difícil esticar as cordas no tambor. São cordas vendidas em muitas cores, o que permite alegrar o visual fazendo diversas combinações. Na parte inferior do tambor pode se enrolar umas 7 a 10 voltas de corda, que vão dar o acabamento ao tambor e fazer um amaciamento do ponto de maior atrito da corda, quando ela faz o ângulo reto para chegar ao centro inferior do instrumento, onde se prende numa argola, que pode ser feita de corda trançada e costurada com agulha e linha.

4- Definição do som

A maior parte dos tambores produz sons sem altura definida, mas alguns são afináveis e permitem produzir notas definida. Os tímpanos permitem a afinação precisa e a variação da nota produzida através de pedais que alteram a tensão da pele. Os ton-tons e timbales permitem uma afinação um pouco menos precisa e cada tambor só produz uma nota. Isso significa que para obter a mesma quantidade de notas que dois ou três tímpanos produzem, seria necessária uma quantidade muito maior de ton-tons. Alguns outros instrumentos permitem que o percussionista controle a altura da nota produzida alterando com as mãos a tensão da pele, tal como ocorre nas tablas e nos tambores falantes (embora nestes casos as notas não sejam precisamente afinadas).